FOTOGRAFIA de elopements NA ITÁLIA

Tudo o que você precisa saber para organizar o seu casamento a dois na Itália

Esse é um guia de como organizar um elopement na Itália, com tudo o que você precisa saber, mas primeiro deixa eu te explicar o que é isso.

Elopement Wedding pode parecer um termo estranho à primeira vista, mas significa nada mais do que casamento à dois. Essa terminologia remonta a própria história do elopement, já que “elope” significa “fugir”, e era o termo utilizado para casais que fugiam para se casar em segredo da família.

Porém, hoje o termo foi ressignificado. Se antes caracterizava cerimônias rápidas e escondidas, hoje simboliza um momento intimista e especial à dois. É a oportunidade do casal de fazer de um dia especial ainda mais só deles, juntando elementos do casamento tradicional e fazendo com que o dia seja exatamente como desejaram, sem barreiras de local e todas as amarras que um casamento tradicional tem.

Desde ir celebrar o casamento no cartório a viajar para um lugar inesquecível, o casamento à dois é uma opção para fazer com que o dia de vocês seja ainda mais pessoal. É uma alternativa intimista, singular e romântica para que o dia do seu casamento seja centrado em você e em quem você ama, sem a necessidade de se preocupar com os convidados e com o foco em viver aquele momento ao máximo.

Por que casar na Itália

A Itália é um lugar deslumbrante. Além das paisagens incríveis, com montanhas, lagos e cidades que dão um charme único e versátil ao país, existe também uma riqueza cultural enraizada na história e, é claro, uma culinária que é um verdadeiro espetáculo para os sentidos.

De norte a sul, você encontra uma celebração de sabores autênticos e ingredientes frescos. Massas artesanais em pequenas trattorias, autênticas pizzas napolitanas, e aromas irresistíveis de azeite de oliva, ervas frescas e queijos magníficos. Cada refeição é uma experiência sensorial que reflete a paixão italiana pela boa comida, e faz da sua viagem ainda mais mágica.

Ao percorrer as ruas de cidades como Roma, Florença ou Veneza, cada passo é uma imersão na riqueza histórica e cultural do país. Monumentos magníficos, igrejas centenárias e praças animadas contam a história de séculos passados, transportando você para um cenário onde o passado e o presente se entrelaçam de maneira fascinante, e a sua história se torna ainda mais especial, porque faz parte dessa teia milenar de momentos inesquecíveis.

Casar por aqui, é muito mais do que viver esse momento a dois, mas experienciar tudo com uma intensidade singular e apaixonante!

Onde fazer meu Elopement na Itália? Escolha o local dos sonhos!

Por ser uma opção mais intimista, que envolve poucas pessoas, fica mais fácil de você celebrar o seu amor do jeito que você sempre imaginou, sem barreiras de destino. Do romance da Toscana à calmaria das Dolomitas, o local escolhido para o seu casamento a dois é uma experiência à parte. Por isso, decidir se casar em um destino único é um dos jeitos de fazer com que esse dia seja ainda mais inesquecível.

Primeiro, é importante pensar em qual estilo de local mais te encanta. Você gosta mais de praia, cidade, lagos ou montanhas? Depois, como você gostaria que esse dia acontecesse, bem cedinho, ao ar livre ou em um lugar mais privativo? E, para ficar ainda mais fácil, selecionei alguns dos meus lugares preferidos para que você tenha um ponto de partida nessa jornada deliciosa.

Cidades: Veneza, Verona, Roma, Florença

As cidades italianas, como Roma e Florença, Verona e Veneza proporcionam uma atmosfera romântica e histórica. Imagine trocar votos sob a sombra de monumentos icônicos, como o Coliseu ou a Ponte Vecchio. Até mesmo dentro de um barco nos canais de Veneza ou exatamente onde nasceu a história de Romeu e Julieta. As cidades italianas irradiam charme e elegância, oferecendo uma experiência única para casais que apreciam a arquitetura imponente e estar cercado de arte e cultura.

Montanha: Dolomitas

Para os amantes da natureza e da serenidade, uma cerimônia em uma montanha como as Dolomitas é o ideal. Se declarar para quem você mais ama cercado por paisagens deslumbrantes e ar puro, com as majestosas montanhas como testemunhas, cria o ambiente íntimo ideal. Elas oferecem paz e a privacidade para casais que buscam uma experiência mais isolada e contemplativa. É por lá também que você encontra o Lago di Braies, um cenário de águas cristalinas que te faz sentir dentro de um conto de fadas! As montanhas, trilhas e a possibilidade de remar em um barquinho lindo pelo lago, faz tudo ser ainda mais romântico e singular.

Lagos: Como, Lago de Garda, Lagomaggiore

Os lagos italianos, como o Lago Como, Garda, oferecem um cenário de conto de fadas para casais em busca de elegância e tranquilidade. Diferente das montanhas, esses cenários possuem um pouco mais de movimento, mas as águas serenas, as vilas pitorescas e os jardins exuberantes proporcionam uma atmosfera refinada e romântica. Casar-se à beira de um lago italiano é uma escolha cheia da beleza natural do país, resultando em um evento verdadeiramente encantador.

Praia: Capri, Positano, Portofino, cinque Terre

Se o som das ondas e a brisa do mar são irresistíveis para você, considerar um casamento à beira da praia pode ser uma escolha inspiradora. Cidades na costa amalfitana como Positano, Ravello e Amalfi, ou na Riviera italiana, como em Portofino ou ****em alguma das cidades da Cinque Terre, proporcionam um cenário deslumbrante. As casinhas coloridas, igrejas e cidadezinhas fazem desses lugares paisagens únicas e especiais, onde o azul do mar se encontra com o verde exuberante e promete um ambiente descontraído e uma celebração cheia de estilo e frescor.

Campo: Toscana

Se prefere uma atmosfera mais serena, a Toscana é a escolha perfeita para você! Esta região oferece uma variedade de paisagens, desde vilas históricas até vales e vinhedos pitorescos, cheios de atividades incríveis e passeios que vão te fazer sentir em um filme de romance italiano. Além disso, a Toscana é um verdadeiro tesouro de história e cultura, com cidades como Florença que proporcionam museus e galerias de arte, permitindo que você mergulhe em um patrimônio cultural e histórico fascinant

Qual época ideal para casar na Itália

Decidir a época ideal para se casar na Itália é muito importante, devido as ondas de calor e frio extremo, e depende muito da região que você tem em mente. Geralmente, os momentos ideais do ano são durante a primavera (de abril a junho) ou o outono (de setembro a outubro), pelo clima mais ameno e paisagem mais marcante.

A primavera oferece um cenário mágico com flores desabrochando e temperaturas moderadas, criando uma atmosfera romântica para o seu dia especial. Enquanto isso, os meses de outono trazem um encanto diferente com as tonalidades quentes da folhagem em mudança. Essas estações não só proporcionam um clima agradável, mas também transformam a experiência geral, evitando o calor escaldante dos meses de verão ou o frio congelante dos de inverno.

Por serem os meses de férias dos europeus e de tantas outras pessoas ao redor do mundo, julho e agosto é a alta temporada por aqui. Se você quiser fazer seu elopement nessa época, saiba que é possível, mas requere um pouco mais de planejamento e antecipação do que os outros meses do ano. Os lugares são mais cheios e o clima desafiador, e por isso, é necessário um bom profissional ao seu lado que conheça de perto a realidade das cidades e possa te guiar.

De qualquer forma e seja quando for, tenho certeza só de estar por aqui a sua experiência será inesquecível!

Decida onde será sua cerimônia

Depois que você encontrou a paisagem dos seus sonhos, é a hora de decidir de que forma você quer fazer a sua cerimônia!

Você pode optar por um local público, como por exemplo na beira do Lago de Braies ou na frente da Fontana de Trevi, ou em um lugar privado, como um hotel, ou uma Villa que combine com vocês.

É importante lembrar que, nos locais públicos, o melhor é ir em épocas de baixa temporada ou investir em uma cerimônia ao nascer do sol – que vale a pena pela luz e privacidade que o horário proporciona!

Já em locais privados, onde você aluga o espaço, é necessário checar os valores e qual tipo de autorização é requerida para que a cerimônia aconteça com a maior tranquilidade possível.

O que fazer no dia do seu casamento a dois

Escreva seus votos!

A troca de votos é o momento mais importante de um elopement. É onde você pode dizer tudo aquilo que você sente pela outra pessoa sem filtro nem plateia, e se declarar do jeito mais romântico que você tenha guardado em você. Mais do que isso, é uma oportunidade de se conectar com o seu parceiro de forma profunda e ativa, criando memórias que com certeza serão transformadoras.

Porém, nesse dia tão especial, vocês também podem optar por fazer outras atividades que complementem essa troca e vontade de estar perto, finalizando o dia com a beleza e simplicidade de aproveitar a companhia um do outro. Lembre-se, o céu é o limite!

Algumas sugestões do que fazer de acordo com o local escolhido:

  • Reservar um jantar em um restaurante especial
  • Ver o pôr do sol do alto de Firenze
  • Ver uma peça de teatro em Verona
  • Caminhar pela praia
  • Fazer uma trilha pelas montanhas
  • Visitar uma vinícola na Toscana
  • Um passeio de gôndola em Veneza

Profissionais ideias para seu dia

Um elopement é sim um casamento intimista, mas para que o dia ocorra com a tranquilidade que vocês merecem, é preciso de uma equipe que embarque nesse sonho! Alguns profissionais que acredito serem importantes e que terei o prazer de te indicar são:

  • Videomaker
  • Profissional de Beleza (cabelo + maquiagem)
  • Florista (buque)
  • Organizadora de casamento

Faça uma pastinha no Pinterest

Provavelmente você já viu muitas inspirações por aí. Mas para que você consiga comunicar exatamente o que você quer viver no dia do seu casamento a dois, é importante criar uma pasta com as referências do seu sonho. Junte fotos que te inspiram e sonhe o mais alto possível!

Fotografia de casamento na Itália / Porque contratar um fotógrafo local

Viver tudo isso é maravilhoso, mas para transformar esse momento especial em memórias verdadeiramente inesquecíveis, a escolha de um fotógrafo local é mais do que uma opção, é uma necessidade essencial. Saber como funcionam as condições climáticas da região, conhecer os melhores lugares, os que se deve evitar, as luzes e o jeito que as coisas – realmente – funcionam são alguns dos exemplos do porque construirmos juntos essa experiência pode ser tão bom. Com esse olhar especializado, você não está apenas investindo em fotos extraordinárias, mas também em uma experiência que torna seu casamento um dia ainda mais autêntico e memorável.

Como uma fotógrafa brasileira, residente na Itália há seis anos e apaixonada por desvendar os mais belos lugares, paisagens e experiências, posso te ajudar a construir um dia que vai muito além das fotos deslumbrantes, mas que seja repleto de tranquilidade e grandes momentos. Guiado por alguém que consegue fazer essa ponte intercultural Itália-Brasil, compreendendo a cultura e os detalhes dos dois países, seu dia se torna ainda mais confortável e você mais confiante para viver cada parte dele do melhor jeito possível.

Vamos criar memórias juntos?

Com todas as informações essenciais para realizar seu elopement aqui, seu sonho está cada vez mais próximo e você já pode começar a traçar os planos para sua fuga romântica para a Itália!

Se você tiver mais alguma dúvida, entre em contato comigo. Vamos juntos fazer dessa a melhor experiência da sua vida?